Esse método é um dos mais simples para fazer placas de circuito impresso (ou PCB), pois utiliza poucos materiais e a maioria deles você deve ter em casa.
Materiais:
- Tranparência para impressora a laser ou papel fotográfico;
- Impressora a laser;
- Ferro de passar roupa;
- Palha de aço;
- Placa de fenolite cobreada;
- Furador de placa;
- Percloreto de ferro.
Montagem:
- O primeiro passo é desenhar o layout da placa que você deseja confeccionar em um programa para desenho de PCB (Ex. Proteus, Eagle). Depois imprima o desenho na transparência com a impressora a laser.
- Corte a placa no tamanho que você precisa.
- Limpe a placa de fenolite com a palha de aço (no lado do cobre), esfregando bem forte em todas as direções. Cuidado, pois feito isso você não poderá encostar os dedos no cobre, porque poderá atrapalhar a transferência do toner (a oleosidade da mão atrapalha a fixação do toner no cobre). Apartir de agora manuseie a placa somente pelas bordas.
- Posicione a transparência que você imprimiu sobre a placa, com o lado impresso para baixo e friccione o ferro de passar roupa bem quente sobre a transparência durante 10 minutos aproximadamente (a transparência não irá derreter com a temperatura do ferro, mas em alguns casos é necessário diminuir a temperatura do ferro para que a transparência não deforme), mas tome cuidado para ela não sair do lugar (não prenda a transparência na placa com durex ou fita isolante, pois eles poderão derreter).
- Espere a placa esfriar e depois mergulhe a placa com a transparencia na água (a transparência irá grudar na placa quando você terminar o ítem anterior). Puxe a transparência devagar quando a placa esfriar.
- Se o toner não estiver completamente na placa (às vezes o desenho na placa fica com algumas falhas), retoque com uma caneta para retroprojetor.
- Dilua o percloreto de ferro na água conforme as especificações do fabricante e depois coloque a placa de face para baixo no percloreto. Espere corroer completamente, isso poderará levar uns 20 minutos ou mais, dependendo da concentração de percloreto na água.
- Terminado o processo de corrosão, tire a placa da solução de percloreto e lave-a somente com água. Agora limpe a face cobreada da placa (que agora tem o circuito impresso) com a palha de aço até retirar a tinta que ficou.
- Fure a placa nos locais dos pinos dos componentes e está pronta a placa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário